Acessibilidade é discutida em reunião da Câmara

por Anderson Sossela publicado 20/02/2019 14h50, última modificação 20/02/2019 14h50
A acessibilidade garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social

Durante a sessão desta terça-feira fez o uso da Tribuna Livre o Sr. Cledson Czarnescki, portador de necessidade especial adquirida e que trouxe para discussão com os vereadores o tema acessibilidade e a dificuldade de transitar pelas ruas e calçadas de nossa cidade.
Cledson relatou as dificuldades vivenciadas por ele e por outros deficientes no dia a dia, se com as calçadas esburacas, com a falta de rampas de acesso e também com intolerância de muitas pessoas que não respeitam as vagas de estacionamento destinadas a idosos e cadeirantes.
“Acessibilidade é muito mais do que permitir que pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informação, é a assegurar o direito de ir e vir, em espaços públicos e ou privados, sem que sejam encontradas barreiras e poder usufruir dos mesmos ambientes e condições como qualquer pessoal normal”, falou Cledson.
Unânimes, os vereadores concordaram que há muito a ser feito quanto à questão da acessibilidade em nossa cidade. A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social, composta pelos vereadores Mário da Farmácia, Dirceu Rodrigues e Samuel Gois, deve se reunir nos próximos dias para discutir ações e fiscalizações que tenham eficácia no bem-estar social dos portadores de necessidades e que busquem valorizar a pessoa como cidadã, respeitando suas características e particularidades.