Câmara da Lapa dá início à compilação das Leis Municipais

por Anderson Sossela publicado 28/11/2018 17h55, última modificação 28/11/2018 17h58
O trabalho será realizado por servidores da Câmara através das ferramentas disponibilizadas pelo Interlegis

Servidores da Câmara Municipal da Lapa iniciaram nesta semana o trabalho de articulação e compilação das leis municipais. As informações serão disponibilizadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo. O sistema foi totalmente reestruturado pelo Interlegis e agora engloba compilação de leis, sistema de protocolo e painel eletrônico de votação. Isso tudo disponível de forma gratuita ao Poder Legislativo.
O presidente da Câmara, vereador Arthur Vidal ressalta que a compilação das leis municipais melhorará o acesso à informação para a população, uma vez que todas as alterações feitas em uma lei estarão disponíveis em um único texto.
Estima-se que com esse trabalho realizado pelos servidores da Câmara e da tecnologia do Interlegis a Câmara da Lapa deixe de gastar em média R$ 100 mil que seria o custo de contratar uma empresa especializada para realizar o serviço. Hoje o município possui de mais de 3500 leis, atos e decretos e o trabalho será executado em duas etapas: primeiro a articulação e depois a compilação com previsão de conclusão no final no próximo semestre.

Câmara Sem Papel

A Câmara da Lapa há algum adota medidas sustentáveis principalmente no intuito de reduzir o consumo de papel.  Para o próximo semestre está previsto a implantação de um novo processo de tramitação dos documentos legislativos que serão protocolados de forma digital, em formato PDF e assinados eletronicamente.
“A Câmara da Lapa também está preocupada com a sustentabilidade e essas as novas medidas vão diminuir os custos com papéis, cópias, materiais, tintas, impressoras e scanners, além de otimizar os espaços do arquivo do Legislativo”, ressaltou o presidente Arthur Vidal.