Câmara Municipal faz menção ao Outubro Rosa

por Anderson — publicado 27/10/2015 11h20, última modificação 28/10/2015 14h09
A ação contou com a participação de funcionários, assessores e vereadores

Na última sexta-feira, dia 23, os funcionários da Câmara Municipal da Lapa foram trabalhar com uma peça de roupa cor de rosa para lembrar da campanha de conscientização sobre o câncer de mama.
A ideia foi reforçar e mostrar a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O clima ficou descontraído e eles aproveitaram um intervalo para sair do local de trabalho e fazer um dia especial.
“Precisamos entender a importância do cuidado. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer de mama. Parabenizo todas as mulheres pela força e zelo que sempre demonstram. Todos nós precisamos vestir esta camisa”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Arthur Vidal.

O Outubro Rosa
Este movimento popular começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.Câmara Municipal faz menção ao Outubro Rosa