Câmara realiza solenidade para entrega da Comenda Heróis da Lapa

por Anderson Sossela publicado 08/12/2016 16h23, última modificação 08/12/2016 16h23
O comandante do 15º. GAC AP, Ten. Cel. Teixeira, recebeu a homenagem em nome do General Duizit Brito.
Câmara realiza solenidade para entrega da Comenda Heróis da Lapa

Na foto: os homenageados, vereadores e amigos

Uma solenidade especial foi realizada na última terça-feira, na Câmara da Lapa para entregar a Comenda Honorífica Heróis da Lapa ao General de Brigada Antônio Duizit Brito e ao Coronel Cezar Carriel Benetti. Por motivos particulares, o General Duizit Brito não esteve presente, sendo representado pelo comandante do 15º. GAC AP, Ten. Cel. Teixeira.

A Comenda Heróis da Lapa foi instituída pelo Decreto Legislativo 53, de 23 de agosto de 2004 e alterado pelo Decreto 57 de 25 de outubro de 2004, tem por objetivo homenagear personalidades ou seus descendentes que influenciaram no desenvolvimento cultural ou cívico da cidade. A definição dos agraciados é feita por meio de uma comissão com representantes da Prefeitura Municipal, 15º GAC AP e Câmara de Vereadores.

Os homenageados, General Duizit Brito e Coronel Benetti foram os principais responsáveis pelas obras de reforma e restauração do Phanteon dos Heróis. Estiveram diretamente envolvidos na angariação de recursos e acompanhamentos dos serviços para que este monumento, que foi erguido para guardar os corpos dos soldados das forças republicanas que pereceram durante o Cerco da Lapa, batalha da Revolução Federalista de 1894, fosse cuidadosamente restaurado.