Lapa vai lembrar os 124 anos do episódio do Cerco

por Anderson Sossela publicado 18/01/2018 10h35, última modificação 18/01/2018 10h35
O ex-vereador Celio Guimarães, esteve na prefeitura da Lapa com reunido com o Prefeito Furiati e o Presidente da Câmara Arthur Vidal para projetar as ações que serão desenvolvidas.

A Prefeitura da Lapa em parceria com o 15° GAC AP e a União dos Artistas Lapeanos UAL irão promover uma programação cultural para relembrar o episódio do Cerco da Lapa e sua importância para a consolidação da República. Em 2018 o Cerco da Lapa completa 124 anos e foi um episódio onde os legalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram por falta de munição e comida.
Na quarta-feira (17) o ex-vereador Celio Guimarães, esteve na prefeitura da Lapa com reunido com o Prefeito Furiati e o Presidente da Câmara Arthur Vidal para projetar as ações que serão desenvolvidas a partir da visibilidade nacional que a data comemorativa tende a tomar a partir de agora.
No final do ano de 2017 o Presidente Temer sancionou a Lei 13.570/2017 que institui o Dia Nacional do Cerco da Lapa em 09 de fevereiro. Este ano a data estará inserida no calendário nacional. A iniciativa foi do ex-vereador Celio Guimarães (PV) com o apoio á época da Deputada Rosane Ferreira (PV).
O Cerco da Lapa foi um evento militar em que tropas fiéis ao Marechal Floriano Peixoto impediram a passagem de tropas da Revolução Federalista, vindas do Rio Grande do Sul, que se opunham à ação política do Vice-Presidente da República nos anos de 1893 e 1894. O feito demonstrou grande heroísmo, pois eram aproximadamente 600 defensores, dentre militares, policiais e civis, contra 2.000 atacantes a comando de Gumercindo Saraiva. A longa resistência permitiu que Floriano reorganizasse suas tropas, mantivesse a República e derrotasse Gumercindo Saraiva em Passo Fundo (RS).

PROGRAMAÇÃO:
Apresentação da Banda da 5ª Região do Exército - Data: 07 de fevereiro - Hora: 19:00 - Local: Theatro São João.

Cerimonia do Cerco da Lapa - Data: 09 de fevereiro - Hora: 10:30 - Local: Praça General Carneiro.

Desfile Militar em comemoração ao Feriado Nacional do Cerco - Data: 23 de fevereiro - Hora: 10:30 - Local: Pantheon do Heroes.

Apresentação da peça “Por dias melhores” - Data: 24 de fevereiro - Hora: 19:30 - Local: Alameda David Carneiro.