Município busca auxilio no MP para dar solução ao caso ‘Parque do Monge’

por Anderson Sossela publicado 20/09/2018 12h15, última modificação 23/01/2020 20h38
Sob a gerência do IAP, o Parque do Monge ainda necessita de investimentos e melhorias para voltar a ser o atrativo que recebia milhares de pessoas todo ano.

Na manhã da terça-feira (19), o vereador Otávio José Rodrigues de Jesus (Sargento Otávio) acompanhou o diretor de Turismo da Lapa, Márcio Assad, na audiência com o Promotor Público, Guilherme Lapa Werner, onde foi entregue um dossiê contendo todas as informações desde o inicio da revitalização do Parque do Monge até a situação encontrada hoje.
Já está em tramitação a criação de uma comissão especial, formada por integrantes do poder público para tratar exclusivamente deste projeto, a fim de buscar uma solução rápida e eficaz, visando reparar os danos ambientais e turísticos bem como cobrar agilidade ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) nessa questão que se arrasta há mais de uma década. Uma das maiores reivindicações é que o Parque volte ao objetivo para que ele foi criado ou seja, Parque Turístico e não apenas uma unidade de conservação, mudança que veio acompanhada pelo abandono.
O Parque Estadual do Monge é uma unidade de conservação administrada pelo IAP e hoje está caracterizada Conservação de Proteção Integral, o que, na visão da promotoria, pode estar dificultando a implementação de melhorias, atividades ou negócios que possam desenvolver e alavancar o turismo da cidade como um todo.
Na oportunidade, Márcio Assad também solicitou ao Promotor, orientações sobre a conservação bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN.