Presidente dos Congos da Lapa recebe prêmio no concurso Culturas Populares

por Anderson Sossela publicado 23/01/2018 10h13, última modificação 23/01/2018 10h13
Ney Manoel Ferreira representou a Lapa no Concurso ‘Culturas Populares’, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2017

O presidente da Congada da Lapa, Ney Manoel Ferreira, foi premiado na categoria “Mestre,” no concurso “Culturas Populares, edição Leandro Gomes de Barros”, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2017. O concurso teve 852 inscritos, dos quais 200 foram selecionados. Ney ficou em 42º lugar.
“O reconhecimento não é só para mim, mas para todos que pertencem à Congada e que fazem deste trabalho, uma das mais fortes manifestações culturais da Lapa,” disse Ney ao saber do resultado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joacir Gonsalves parabenizou o vencedor, dizendo que “é justo e merecido este prêmio, pois tanto o Ney quanto os demais participantes da Congada, não medem esforços para manter e aprimorar este folclore que tanto representa nossa cidade”.
“Uma vitória expressiva e que merece nossos cumprimentos”, resumiu o prefeito Paulo Furiati ao saber do concurso. “Parabéns ao presidente dos Congos. Temos certeza de que este prêmio é o reconhecimento a nível nacional, de uma das mais legitimas manifestações da arte e da cultura lapeana”, finalizou Furiati. Ney Ferreira vai usar o prêmio recebido para adquirir equipamentos, roupas e adereços para a Congada, já que este ano, várias apresentações estão previstas em todo Estado.
Ney é funcionário da Câmara da Lapa, desde 1999, na função de guardião.

Informações: Secretaria de Cultura