Vereador Luis Santos, de Sorocaba-SP, esteve na Lapa para solenidade de troca de bandeiras

por Anderson Sossela publicado 21/12/2018 16h40, última modificação 23/01/2020 20h39
A Cerimônia teve objetivo firmar o disposto na Lei 3535 de 2018 que estabelece como cidades irmãs Lapa-PR e Sorocaba - SP

A Lapa, recebeu nesta semana, a comitiva composta pelo vereador Luiz Santos - Primeiro Secretário da Câmara de Sorocaba – SP; Sergio Renato Monteiro - presidente do Conselho Municipal de Turismo - SP; Orailson Pereira da Silva - Delegado Regional da Secretaria de Estado do Turismo de São Paulo, para oficializar como cidades irmãs Lapa e Sorocaba – SP.
Para o Diretor de Turismo Marcio Assad os vínculos históricos que unem as cidades existem desde os primórdios da Lapa,  quando no início dos anos 1700, os tropeiros do Sul por aqui passavam a caminho de Sorocaba SP. Márcio ressaltou ainda outros pontos relevantes que as cidades tem em comum como a peregrinação do Monge João Maria de D´Agostinni e os feitos do lapeano Ubaldino do Amaral é um dos personagens históricos mais aplaudidos de Sorocaba,  sendo responsável, dentre outras realizações, da  articulação para a construção da ferrovia Sorocabana.
O Prefeito Paulo Furiati destacou a importância histórica e prática da geminação entre as cidades, tendo como base a área educacional, cultural e turística.  Já o vereador Luiz Santos salientou o processo de construção do projeto cidades irmãs e enumerou as ações conjuntas que estão sendo articuladas pela municipalidade e comunidade sorocabana, para que já, em 2019, ano em que a Lapa comemora 250 anos de existência se possam efetivar medidas que estreitem ainda mais os laços entres as duas cidades irmãs.
O vice-presidente da Câmara da Lapa, vereador Sargento Otávio, reiterou a importância da parceria e da troca de experiências entre as duas cidades e disse que há algumas semelhanças políticas, econômicas, culturais que podem trazer grandes benefícios para nossa região.