Câmara da Lapa completa 10 anos de uso do SAPL

por Câmara Lapa publicado 02/06/2021 13h05, última modificação 02/06/2021 14h30
O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo é uma ferramenta que permite que os cidadãos conheçam acompanhem o trabalho dos parlamentares e da Câmara

Em 2021 a Câmara da Lapa está completando 10 anos de implantação da ferramenta tecnológica SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, disponibilizada de forma gratuita pelo Interlegis – Programa do Senado Federal.
Atualmente estamos utilizando a versão 3.1 do Sistema que gerencia toda a atividade legislativa da Câmara. Essa versão ainda vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos articulados.
Dentre as funções do SAPL, o sistema permite a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, projetos parlamentares, ordem do dia, votações, requerimentos e indicações, além de ser uma importante ferramenta de transparência, divulgação e participação da sociedade.
O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.
De acordo com os responsáveis pela implantação e pela operação,  o SAPL torna mais fácil a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo, desde a elaboração, apresentação e tramitação de proposições, até o seu armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas.
O presidente da Câmara, vereador Gustavo Daou, destaca entre os principais resultados, a Casa beneficiou-se com significativo aumento da transparência, celeridade nos processos e economia.
A Câmara está trabalhando na compilação e articulação das leis e para que todo o processo legislativo seja incluso no SAPL. Atualmente, todas as leis municipais e todo processo legislativo desde o ano de 2011 já estão cadastrados no sistema. Neste ano, deu-se início para inclusão das legislaturas anteriores.
Acesse no link abaixo o sistema da Câmara Municipal da Lapa. Sabia quais os projetos foram protocolados e estão em discussão. Saiba também quais os requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores.
Para tirar dúvidas ou informações, entre em contato através dos e-mails camara@lapa.pr.leg.br ou comunicacao@lapa.pr.leg.br

SAPL: www.sapl.lapa.pr.leg.br