Irmão Estêvão Müller será agraciado com o título de Cidadão Benemérito da Lapa

por lap — publicado 15/09/2017 11h45, última modificação 31/01/2020 16h18
O projeto é de autoria do Vereador Fenelon Bueno Moreira em homenagem 90 anos de idade e 70 anos de vida religiosa do Irmão Estêvão Müller

Nascido no distrito de Mariental, Estêvão Müller, pertence a uma comunidade de russo-alemães provindos da região do Volga, na Rússia. É neto de Johannes Müller e Rosa Muller, pioneiros que imigraram da Rússia para o Brasil, em 1878, sendo seu avô um dos fundadores de Mariental. A entrega do Titulo de Cidadão Benemérito faz parte das comemorações em homenagem aos seus 90 anos de idade e 70 anos de vida religiosa.
Estêvão é Irmão Marista e, como professor e pedagogo, dedica-se à pesquisa histórica, numa tentativa de resgate da memória de seus antepassados, vindos da Rússia e que estão, em sua maioria, espalhados pelo Paraná e alguns em Santa Catarina e na Argentina.
É membro da Congregação Marista há 65 anos, onde teve toda sua formação teológica, filosófica, acadêmica e profissional. Trabalha na área educacional e pastoral e foi professor em diversos educandários Maristas durante 30 anos e diretor de diversos Colégios Maristas, durante 20 anos.
Os trabalhos de pesquisa de Estêvão já foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa de Curitiba, em 9 de junho de 2004 (Comemoração Solene aos 175 anos da imigração alemã no Brasil, celebrada em 5 de abril de 2004).
Seu trabalho também foi reconhecido pela sua cidade natal, Lapa, que lhe concedeu o título de “Filho Ilustre da Cidade da Lapa” em 12 de junho de 2004, e no dia 19 de setembro de 2017, será agraciado, em solenidade na Câmara Municipal com o Título de Cidadão Benemérito da Lapa.