Criado o núcleo de Cultura, Turismo e Gastronomia da Associação Comercial da Lapa

por Câmara Lapa publicado 23/09/2020 16h20, última modificação 23/09/2020 16h21
O núcleo tem o objetivo de fortalecer os segmentos da gastronomia, artesanato, eventos, cultura, hotelaria e turismo no município.

Em reunião realizada na última segunda-feira (21), membros do Comitê Organizador do Programa de Retomada do Desenvolvimento: A Lapa e o Novo Normal, com iniciativa da presidente da ACIAL - Associação Comercial da Lapa, Suzana Gorniski, formaram o núcleo de Cultura, Turismo e Gastronomia.
O núcleo tem o objetivo de fortalecer os segmentos da gastronomia, artesanato, eventos, cultura, hotelaria e turismo e dar o suporte aos empresários. Está composto por representantes de empresas do setor, terá apoio do Sebrae/PR e será responsável por receber, analisar e deliberar sobre projetos e plano de ações no intuito de favorecer o desenvolvimento e o fortalecimento da economia do município.
Para Márcio Assad, empresário no ramo de turismo e hotelaria (Turislapa - Hotel e Empreendimentos Turísticos) “o passo dado por Suzana  é digno de efusivas congratulações, pois a entidade é a legítima representante do empresariado local, ao mesmo tempo que é interligada  a uma rede de relacionamento com um forte sistema estadual com conexão nacional”. Márcio ainda parabeniza a presidente da instituição pela iniciativa e apoio, pois demonstra preparo para os novos tempos. Reforça também que os segmentos representados no núcleo temático serão muito importantes para a retomada e fortalecimento da economia lapeana.
A empresária, proprietária do Barbarão, Eliana Claret Bueno, ressaltou como “notória a importância da participação de uma entidade como a ACIAL em um movimento que reúne a iniciativa privada com o poder público, na busca de soluções para o desenvolvimento turístico, cultural e gastronômico local”. Eliana entende também que a criação deste núcleo específico demonstra o comprometimento e engajamento da ACIAL com o desenvolvimento do comercio local.
Ana Borges, cerimonialista e produtora  de eventos, comenta que este segmento sofreu grande impacto com a pandemia. “É uma área que merece uma grande atenção e cuidado, pois além da representatividade em números de negócios, não podemos esquecer a quantidade de famílias que vivem e dependem da renda dessa atividade. É necessário também apresentarmos um plano de retomada para o setor, em que a principal característica seja a do cuidado com a pessoa. Queremos sim voltar a realizar os eventos, mas com toda segurança necessária”, destacou Ana.
Por fim, o consultor do Sebrae/PR, Luiz Roberto Zaia, enalteceu a iniciativa e organização do comitê e da ACIAL, reforçando que o Sebrae dará todo o suporte para formalização e sustentação deste núcleo setorial com a disponibilização de um consultor, realização de planejamento estratégico, plano de ação, monitoramento e acompanhamento das atividades do núcleo.
O núcleo de Cultura, Turismo e Gastronomia da Associação Comercial da Lapa ficou assim composto: no setor de dastronomia Eliana Claret Bueno (Barbarão), Dinacir Murbach de Azambuja (Restaurante Espaço Único); Cultura: Bethânia Lustoza (artesanato) Ana Borges (eventos); Turismo: Márcio Assad (Turislapa Empreendimentos Turísticos) e Ary Fernando Lara (Bravo); Assessoramento geral: Ana Karina Azambuja, Isadora Barsotti e Patrícia Rocha e supervisão de Célia Regina Rocha.