Lapa recebe visitantes de Istrana, na Itália

por Anderson Sossela publicado 08/08/2019 18h30, última modificação 24/05/2022 15h17
A visita faz parte das comemorações pelos 130 anos da chegada de imigrantes italianos na Lapa e para celebrar os 15 anos de Gemellagio entre Lapa e Istrana.

Os visitantes se reuniram com o prefeito Paulo Furiati, na tarde desta quinta-feira.

Na noite da sexta-feira (09) a Câmara Municipal da Lapa, realiza uma Sessão Solene às 19h30, com a presença de representantes da cidade Istrana, na Itália, para comemorar os 130 anos da chegada de imigrantes italianos na Lapa e celebrar os 15 anos de Gemellagio entre as duas cidades.
Os visitantes, Sr. Roberto Gemin, Sra. Emma Piozzolatto, Sr. Evaristo Gemin e Sr. Enzo Fiorin já estão na Lapa deste esta quinta-feira (08/08) e participam de uma série de atividades promovidas pela Prefeitura e 15º GACAP e também de visitas em locais que relembram a história da imigração italiana na Lapa, como o Memorial do imigrante na localidade de Colônia São Carlos.

15 anos de Gemellagio Lapa-Istrana

O termo Gemellaggio (italiano) Cidades-irmãs (português)  é usado para o acordo de cooperação mútua entre cidades ou regiões de nações diferentes e distantes, porém com características semelhantes, na história e origens, como é o caso de Lapa e Istrana.
O acordo feito há 15 anos, tem por intuito, facilitar o acesso a informações, a troca de experiências, cooperação econômica, cultural e elaboração de projetos e principalmente estreitar os laços e manter viva a história destes dois povos, ligados desde os anos 1888/1889, quando as primeiras famílias de italianos vindos de Istrana chegaram a Lapa, e assim preservar a cultura e os costumes deixados pelos antepassados.

Tamirez Pierin
Tamirez Pierin disse: