Novembro azul: incentivando os homens a cuidarem da saúde

por Anderson Sossela publicado 01/11/2018 09h19, última modificação 31/01/2020 16h18
Novembro Azul é um movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina.

Depois do Outubro Rosa, começa nesta quinta-feira (1) o Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura.
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento, e a previsão é de que em 2016 ocorram 61.200 novos casos (INCA).
O Novembro Azul é uma campanha que vem crescendo mais e mais a cada ano, levando informação, promovendo saúde, oferecendo exames e consultas com preços mais acessíveis aos homens, como medida de prevenção e assistência ao paciente com câncer.