Pediatra que nasceu na Lapa, atende crianças de graça no litoral do Paraná

por Anderson Sossela publicado 01/08/2019 16h20, última modificação 02/08/2019 10h00
Ivan Fontoura, irmão mais velho do ator global Ary Fontoura, manifestou desde criança a vontade de ser médico para cuidar da saúde de outras crianças.
Pediatra que nasceu na Lapa, atende crianças de graça no litoral do Paraná

Foto: Site Sempre Familia

Na última sessão ordinária realizada dia 30 de julho de 2019 na Câmara Municipal da Lapa, também rendeu homenagens a doutor Ivan Fontoura e sua esposa Eva Fontoura. O requerimento feito pelo vereador Vilmar Fávaro Purga, (PSL), foi apreciado pelos demais vereadores e inserido em ata.
A homenagem se refere a “Votos de Congratulações e Aplausos ao Médico Pediatra Doutor Ivan Fontoura e sua Esposa Dona Eva Fontoura, pelo atendimento voluntário que realizam na cidade de Pontal do Paraná- litoral Paranaense”.
A Câmara de vereadores enviará ao médico, um ofício dando ciência da homenagem, a qual também transmite ao conterrâneo o sentimento de orgulho dos lapeanos por sua dedicação em cuidar da saúde das crianças do litoral.
“Médico do Bem”, como é chamado, o lapeano hoje com 92 anos, aposentado desde 2005 se formou em medicina aos 24 anos de idade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e recebeu as principais homenagens do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) por suas especializações. Doutor Ivan se aposentou atuando como diretor do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba e foi a saudade que sentia em exercer a profissão, que o fez junto com a esposa Eva, que é enfermeira, atender pacientes de forma voluntária.
O casal começou a atender em sua própria residência, durante seis (06) anos atendiam pacientes do lixão de Paranaguá e hoje eles atendem crianças em Pontal do Paraná. Na unidade de saúde, doutor Ivan se dedica o tempo que for necessário para atender e diagnosticar o estado de saúde de cada criança.
O trabalho do Pediatra é um grande exemplo de amor ao próximo e as mães das crianças atendidas confiam muito no doutor. O médico que é referência no atendimento infantil, em todo Brasil e também no exterior é principalmente uma importante referência como pessoa, um grande ser humano. Além do reconhecimento, Doutor Ivan recebe constantemente homenagens por todo o bem que realiza voluntariamente no litoral do Estado.

Marina Varchaki