Ponte do Rio da Várzea será bloqueada a partir de sexta, dia 06/01

por Câmara Lapa publicado 07/10/2024 10h20, última modificação 07/10/2024 11h03
A interdição por 90 dias será para continuidade das obras de reforma e manutenção completa

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) inicia nesta sexta-feira (06) o bloqueio total da ponte metálica do Rio da Várzea na PR-427, principal ligação entre a Lapa e Campo do Tenente, para avançar nas obras de reforma da estrutura.
A medida é necessária para substituição total do tabuleiro de concreto da ponte por um novo, de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura, que tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem calçada com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura.
Devido a esta última característica, não será possível manter o tráfego de veículos aberto durante a nova etapa da obra, já que não há uma pista de rolamento alternativa. A execução do novo tabuleiro deve levar 90 dias, com a ponte bloqueada durante todo esse período. Somente pedestres podem continuar transitando pela passarela enquanto os serviços são executados.
A obra prevê ainda a limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica; e outros serviços de manutenção necessários.
Todas as melhorias serão feitas simultaneamente à substituição do tabuleiro de concreto. O investimento na obra é de R$ 3.911.083,31. Os serviços começaram no final de novembro passado, com mobilização de equipe, maquinário e insumos, além da instalação do canteiro de obras. Nos últimos anos, a ponte já apresentou deterioração e teve que ser interditada temporariamente para pequenos reparos. Por isso, a interdição se faz necessária.

 

SINALIZAÇÃO

A obra contará com placas de advertência e sinalização provisória orientando os usuários, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte, garantindo a segurança de motoristas e funcionários da reforma.