Programa Interlegis realizará oficina na Câmara Municipal da Lapa

por anderson — publicado 03/10/2019 16h27, última modificação 31/01/2020 15h19
As oficinas de Portal Modelo e SAPL acontecerão entre os dias 14 e 18 de outubro.

O Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro, em parceria com a Câmara Municipal da Lapa realizará, entre os dias 14 e 18 de outubro, oficinas de Portal Modelo e SAPL 3.1.
O objetivo é capacitar os servidores a utilizar essas ferramentas de apoio ao processo legislativo (SAPL) e o gerenciador de conteúdo para internet (Portal Modelo).
O SAPL, na atual versão 3.1 tem vários módulos, como por exemplo articulação e compilação de leis, protocolo, sistema eletrônico de votação que promovem grande interatividade entre a câmara e o cidadão.
As oficinas serão ministradas pelos instrutores Adalberto Oliveira e Josiel Magrini. Já estão inscritos servidores e vereadores das Câmaras de Francisco Beltrão, Clevelândia,

Oficina de SAPL 3.1

Dias 14 e 15/10 – das 09h às 18h
Dia 16/10 – das 09h às 12h

Oficina de Portal Modelo

16/10 – das 14h às 18h
17 e 18/10 – das 09h às 18h

Inscrições:

Acesse o link para se inscrever: http://bit.ly/30HjQU3

Sobre as ferramentas

SAPL

O SAPL foi desenvolvido e é mantido pelo Programa Interlegis do Senado Federal e tem por objetivo facilitar a rotina das casas legislativas. Trata-se de uma ferramenta que informatiza o processo legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Como todos os produtos e serviços disponibilizados pelo Programa Interlegis às casas legislativas, o SAPL é gratuito.
Entre suas funções estão também: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações.
Além de simplificar a atividade do parlamentar e dos servidores, o SAPL colabora com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Portal Modelo

O Portal Modelo é uma ferramenta que fornece um portal completo para uma Casa Legislativa, com arquitetura de informação padronizada e pronto para receber conteúdo. Ele inclui ainda várias ferramentas e funcionalidades que facilitam o trabalho de uma instituição pública e a tornam aderente a padrões nacionais e internacionais e às leis brasileiras.