Projeto pretende introduzir meliponicultura na rede municipal de ensino
PREFEITURA DA LAPA
O Vereador Presidente da Câmara Mario da Farmácia acompanhou na tarde desta quarta (27) uma palestra com o Inspetor do Colégio Agrícola Eurimar Sobenko, no Colégio JK, na localidade do Mato Preto.
O Colégio já conta com algumas caixas das abelhas sem ferrão, que além da função educativa se tornaram um atrativo da instituição. Na palestra, os alunos do ensino fundamental e médio conheceram as espécies que mais se adaptam na região.
A criação de abelhas sem ferrão se configura como atividade sustentável, auxilia na preservação das espécies vegetais e no equilíbrio biológico dos diferentes biomas brasileiros, além de potencial alternativa de renda em pequenas propriedades.
O músico Paulo Campos acompanhou o grupo e apresentou canções autorais acerca do tema. O Diretor Éder Meira do Colégio JK participou do encontro.
O Adriano Leonardo Miranda, 12 anos, é aluno do 6º ano A. Morador da localidade do I Faxinal, sua família já possui aproximadamente 10 caixas em sua propriedade “meu pai que cuida, ele pega o mel, limpa a caixa e coloca de volta”, disse. Ao final do encontro, os alunos ainda participaram de uma degustação.
Meliponicultura na rede municipal
O Vereador Mario pretende apresentar um Projeto de Lei que incentive a iniciativa na rede municipal de educação. A proposta encontra o apoio do Prefeito Diego Ribas.
A ideia é difundir nas escolas e CMEIs a meliponicultura como atividade pedagógica, conscientizando as crianças sobre a importâncias das abelhas e da sua função no ecossistema.